Ministros do STJ votam pela redução da pena e Lula pode ser solto ainda nos próximos meses
Os ministros da 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) votaram favorável a redução da pena do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no caso do tríplex do Guarujá. A decisão foi confirmada na tarde desta terça-feira (23).
Lula, que está preso na carceragem da Polícia Federal em Curitiba a mais de um ano foi julgado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), foi de 12 anos e 1 mês por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
O relator Feliz Fischer, e os ministros Jorge Mussi, Reynaldo Soares da Fonseca e Marcelo Navarro votaram pela redução da pena para 8 anos, 10 meses e 20 dias de reclusão.
Após a confirmação, Lula poderá cumprir a pena de 5 anos, 6 meses e 20 dias, para corrupção passiva e de 3 anos e 4 meses, por lavagem de dinheiro. Chegando ao total de 8 anos, 10 meses e 20 dias de reclusão.
Lula cumpre pena em regime fechado, na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. Com a decisão, a máxima dos endinheirados que conseguem essa proeza de redução de reclusão, vai cumprir 17 meses para ter direito a ir para o semiaberto. Como o ex-presidente já cumpriu cerca de 13 meses, a previsão é que ele receba o benefício em quatro meses.
Redação do Orla News