Política

Ministro da Fazenda vira meme nas redes sociais com apelidos inusitados ligados a taxação

Memes e figurinhas de WhatsApp exibem um Fernando Haddad como um implacável aumentador de impostos e o algoz do terceiro governo Lula (PT). “Taxad”, “Zé do Taxão”, “Taxa Humana” e imagens associando o ministro da Fazenda a um leão com o contribuinte são frequentes nas redes sociais.

Após defender diversas taxações do serviço ligado a administração federal, Haddad viu as associações começarem a ganhar força com projetos como a tributação das offshores e dos fundos exclusivos (dos chamados super-ricos). Somaram-se a eles a taxação das encomendas internacionais, as populares “comprinhas”, e outras propostas, como a que acabava com a desoneração da folha de pagamentos de setores econômicos e municípios.

O meme do “Taxad”, sátira que expõe o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, como um implacável personagem taxador de transações e aumentador de impostos chegou a um painel na Times Square, em Nova York. Na imagem exibida, o ministro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva está com uma roupa de super-herói e aparece junto dele a expressão “Taxa Humana”. O local é o encontro de duas grandes avenidas da cidade mais populosa dos Estados Unidos e onde há imensos painéis de LED. O espaço visual é muito concorrido e utilizado para propagandas de grandes marcas e lançamentos de produtos.

Nos últimos dias, ele se tornou o rosto estampado em várias figurinhas de WhatsApp e memes com a temática de taxar serviços e produtos. “Taxad”, “Zé do Taxão”, “Taxa Humana” foram adjetivos atribuídos a ele nos últimos dias.

O titular da pasta não comentou especificamente sobre os memes usando sua imagem, mas falou de modo geral sobre os ruídos de comunicação do governo. O petista preferiu falar da economia, que segundo ele, está no caminho certo.

 

Comentários: