Política

Mesmo com rejeição popular, ministro afirma provável retorno do horário de verão

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse nesta segunda-feira (16) deu uma sinalização positiva para o retorno do horário de verão no Brasil e que o anúncio deve ser realizado dentro de pouco tempo.

“O horário de verão costuma aquecer muito algumas áreas do comércio, turismo, bares e restaurantes. Nós estamos vivendo um momento muito bom para a economia brasileira com a inflação baixa, menor taxa de desemprego formal da história, o Brasil cresce muito rápido. Então, nós vamos avaliar o contexto e é muito provável que a gente proponha o horário de verão ao governo para uma decisão final”, afirmou o ministro em entrevista à Rádio Itatiaia, de Minas Gerais.

Silveira frisou que o país enfrenta “a pior escassez hídrica dos últimos 93 anos”, com estiagem e índice pluviométrico baixo em todo o território. “O horário de verão passa a ser uma realidade muito premente”, completou ele, explicando que é preciso aumentar a segurança e resiliência do sistema para garantir energia para todos os brasileiros e não deixar a conta de energia subir.

Uma pesquisa PoderData realizada em 19 a 21 de julho de 2021, mostrou que metade da população não querem o horário de verão no Brasil. Outros 46% querem o retorno da medida, enquanto 4% dizem não saber.
 
O horário de verão foi extinto no governo de Jair Bolsonaro, em abril de 2019. De acordo com o presidente, a decisão foi tomada com base em estudos técnicos que apontaram “para a eliminação dos benefícios por conta de fatores como iluminação mais eficiente, evolução das posses, aumento do consumo de energia e mudança de hábitos da população.”

Comentários: