Mata de São João mantém tradição e decora a cidade com tema junino
Como na maioria das cidades baianas, a cidade de Mata de São João cancelou pelo segundo ano consecutivo os festejos juninos, devido à pandemia do coronavírus. Entretanto, a cidade não abandonou a tradição por completo, e a prefeitura decidiu decorar as principais ruas da cidade com elementos juninos.
A decoração é um convite à memória nordestina, que neste ano tem o tema escolhido foi o cangaço. Além dos tradicionais balões, bandeirolas, chapéus de palha, igrejas e casais forrozeiros, a decoração conta com cactos, casas de taipa e personagens como Maria Bonita e Lampião.
Para manter a cultura local viva entre a população e movimentar a economia, a Prefeitura também organizou a Feira do Padroeiro no Parque da Cidade. O evento, que acontece até o dia 30, às quartas, sextas e sábado, conta com produtos típicos juninos e segue todos os protocolos de segurança sanitária.
Para o secretário de Cultura, Comunicação e Esportes, Joel Feldman, as ações representam muito mais do que ornamentar a cidade. “É gerar renda para os matenses que produzem e aplicam a ornamentação”, explica.
“A belíssima Feira do Padroeiro, no Parque da Cidade, além de movimentar a economia, remete ao mais original ambiente do São João. Estamos cuidando de cada detalhe, para seguirmos trabalhando”, celebra Feldman.