Notícias

Mata de São João instala mais 12 leitos para pacientes de Covid

O Hospital Municipal Doutor Eurico Goulart de Freitas, de Mata de São João, anunciou a ampliação na sexta (05) a ampliação da ala de tratamento de covid-19 para mais 12 leitos. A unidade hospitalar, que é reconhecidamente uma das mais bem estruturadas de média complexidade da Bahia, agora conta com 32 leitos exclusivos para tratamento da doença.

A equipe de profissionais também foi ampliada. A Secretaria de Saúde convocou mais três enfermeiras e 18 técnicos, para dar suporte a toda rede de saúde, sobretudo à equipe do Covidário.

O Município também tem custeado o tratamento dos pacientes de covid-19, disponibilizando medicamentos. Isso possibilita abordagem precoce, permitindo que a doença não evolua para um processo inflamatório mais grave. Os 14 postos da Atenção Básica de saúde dispõem de farmácias para atendimento.

“Eu acredito que a gente não teve tantas mortes, como está acontecendo em outros municípios da região, porque a nossa atenção básica tem dado um suporte desde o começo da pandemia. Mas estamos tendo um crescimento enorme de casos notificados e confirmados. Relata Rebouças.

A secretaria informa que esse é o pior momento da pandemia no município devido à dificuldade em conseguir regular pacientes para os hospitais de referência, que ficam em Salvador. Ele demonstra preocupação com a possibilidade de colapso na rede estadual, que com certeza refletirá em Mata de São João, “em um efeito dominó”.

Comentários: