Manifestantes ocupam o Congresso Nacional em protesto contra Governo Lula
Dia tenso em Brasília! Milhares de manifestantes subiram a rampa do Congresso Nacional e ocuparam o teto do Parlamento neste domingo, 8 de janeiro. O grupo saiu do Quartel General do Exército de Brasília, a quase 8 quilômetros dali, em direção à sede do Legislativo.
Imagens mostram o momento em que um bloqueio da polícia é rompido e as pessoas seguem à Câmara dos Deputados e ao Senado. Vídeos das manifestações registram o momento em que o saguão da Câmara é adentrado pelos manifestantes. Não se sabe se houve algum tipo de depredação ao local.
Manifestantes invadem o Congresso Nacional pic.twitter.com/UdR4Yhlu1G
— Camila Abdo (@camilaabdo_) January 8, 2023
Segundo relatos dos manifestantes nas redes sociais, a ofensiva desencadeou-se em reação ao ministro da Justiça, Flávio Dino, que assinou uma portaria autorizando o uso da Força Nacional para reprimir “atos violentos”.
A medida foi anunciada por Dino no Twitter e estabelece que os agentes têm de agir em prol “da ordem pública e do patrimônio público e privado entre a Rodoviária de Brasília e a Praça dos Três Poderes, assim como na proteção de outros bens da União situados em Brasília, em caráter episódico e planejado, nos dias 7, 8 e 9 de janeiro de 2023”. Em publicação no Twitter, Dino lembrou que tem o apoio das “forças federais disponíveis em Brasília”.
Manifestantes ocupam o Congresso Nacional em protesto contra Governo Lula – OrlaNEWS https://t.co/a9f8J3tnhx pic.twitter.com/oLvzc6qsd5
— OrlaNews (@OrlaNews) January 8, 2023