Política

Lula ignorou apelo de Ednaldo Rodrigues para permanecer na presidência da CBF, diz colunista

Afastado da presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na última semana, Ednaldo Rodrigues tentou, sem sucesso, uma manobra de emergência para se manter no comando da entidade. Segundo o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, o dirigente chegou a ligar para o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, pedindo apoio direto para evitar sua destituição.

No entanto, o pedido não sensibilizou o chefe do Executivo. Ainda conforme a publicação, Lula não se manifestou diante do apelo. O contato foi feito enquanto o presidente estava em viagem oficial à Rússia, onde participou das celebrações pelos 80 anos da vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial, ao lado do presidente russo Vladimir Putin.

Desde sua saída, Ednaldo perdeu o respaldo de 19 das 27 federações estaduais de futebol, além de ver enfraquecer seu apoio no Judiciário. O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), não tomou decisão imediata sobre o pedido para suspender os efeitos da decisão que o afastou, emitida pela Justiça do Rio de Janeiro.

Com a destituição confirmada, novas eleições para a presidência da CBF foram convocadas. Os nomes mais cotados para assumir o comando da entidade são Samir Xaud, presidente da federação de Roraima, e Reinaldo Carneiro Bastos, dirigente da federação paulista.

As autoridades esportivas seguem acompanhando os desdobramentos do caso, enquanto o cenário político da CBF passa por mais uma turbulência.

Comentários: