Política

Lula decide aumentar o preço dos combustíveis com a volta dos tributos federais

 O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu retomar a cobrança dos impostos sobre gasolina e etanol em todo o país. Além disso, está prevista a volta gradual da cobrança de PIS e Confins. As cobranças serão feitas de forma gradual.

Os impostos federais sobre combustíveis foram zerados ainda no ano passado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que apesar de beneficiar a população com preços mais baixos, foi duramente criticado por Lula, durante as eleições, que descreveu a medida como manobra eleitoreira.

Depois de Lula vencer as eleições, Haddad criticou a isenção de impostos sobre combustíveis, afirmando que os tributos voltariam no governo petista. Logo no início do ano, porém, Lula editou uma MP colocando um período de transição para a reoneração. Segundo o texto, a cobrança sobre gasolina e álcool voltaria em março, enquanto o diesel seguiria desonerado até o final do ano.

De acordo com a publicação, o Ministério da Fazenda espera arrecadar até R$ 28 bilhões até o final do ano. A volta da tributação  será retomada já a partir de março. 

A volta dos impostos deve desencadear um cadeia de aumentos nos preços, repassados pelos custos dos transportes. 

 

 

Comentários: