Linhas de ônibus de Salvador vão reduzir percurso para integrar com o BRT
A partir deste sábado (14), moradores dos bairros de Boa Vista de São Caetano, Marechal Rondon e Pirajá, em Salvador, enfrentarão alterações significativas no sistema de ônibus da região. As mudanças estão relacionadas ao início das operações da linha B3 do BRT, que começou a funcionar no final de setembro, atendendo a região do Caminho das Árvores e Avenida Paulo VI.
Segundo a prefeitura, as linhas 0345 (Boa Vista de São Caetano x Pituba), 0324 (Marechal Rondon x Pituba) e 1508 (Pirajá x Pituba) terão o Shopping da Bahia como ponto final, não mais acessando o trecho atendido pela B3. Com isso, os passageiros serão obrigados a fazer conexão com o BRT na estação Rodoviária para continuar suas viagens.
A justificativa da PMS, é que a modificação reduza o percurso das linhas, permitindo um retorno mais ágil aos bairros.
Além disso, a prefeitura informou que os usuários dessas linhas terão um aumento no número de viagens. Por exemplo, a linha 0324 (Marechal Rondon x Pituba), que atualmente realiza 11 viagens diárias, será renomeada para 0325 (Marechal Rondon x Iguatemi), oferecendo 86 viagens diárias, de acordo com a administração municipal.
No entanto, as mudanças previstas para as linhas 1305 (Castelo Branco x Pituba), 1420 (Boca da Mata x Pituba) e 1436 (Cajazeiras 11 x Pituba), originalmente planejadas para este sábado, foram adiadas por tempo indeterminado. A decisão foi tomada devido a ajustes operacionais, conforme anunciado pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob).
“Com o início da operação da B3, optamos por implementar essas mudanças de forma gradual, buscando otimizar a operação da melhor maneira possível para os usuários do BRT”, explicou o secretário da Semob, Fabrizzio Muller. Portanto, as três linhas permanecerão com seus itinerários inalterados, por enquanto.