Esporte

Jogadores da Argentina cantam música com letra racista em festa do título da Copa América

Os jogadores da Argentina entoaram uma música com a letra racista nesta segunda-feira, em comemoração ao título da Copa América. Durante a comemoração no ônibus da seleção argentina, o volante Enzo Fernández registrava o momento de festa em uma live no Instagram, mas encerrou a transmissão ao perceber que os gritos racistas começavam a ecoar.

“Eles jogam pela França, mas são de Angola que bom que eles vão correr, se relacionam com transexuais, a mãe deles é nigeriano o pai deles cambojano, mas no passaporte: francês”, diziam os versos ofensivos.

A música ganhou notoriedade na Copa do Mundo de 2022, quando torcedores argentinos frequentemente entoavam o canto racista. A Argentina conquistou o bicampeonato da Copa América após vencer a Colômbia por 1 a 0 no último domingo.

O esporte tem o poder de unir pessoas e nações, transcender fronteiras e promover a inclusão. No entanto, episódios como este mostram que ainda há um longo caminho a percorrer para erradicar o racismo e a discriminação dos estádios e das celebrações esportivas.

É lamentável que, em um momento de alegria e celebração, alguns jogadores e torcedores escolham perpetuar comportamentos que dividem e ofendem. É crucial que as federações esportivas e os próprios atletas tomem uma posição firme contra o racismo, demonstrando que esses comportamentos são inaceitáveis e não têm lugar no esporte.

Comentários: