Jerônimo Rodrigues fica de fora do ranking dos governadores mais populares do Brasil; diz pesquisa
Eleito nas eleições de 2022, à sombra do prestígio do ex-governador Rui Costa e da figura de Lula, o governador baiano Jerônimo Rodrigues (PT) não figurou entre os dez governadores mais populares, de acordo com os dados do Google Trends, que analisaram as pesquisas realizadas no Brasil durante o primeiro semestre.
O nome mais procurado foi o de Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo. Ele obteve uma vantagem considerável no ranking, sendo alvo de 34% de todas as pesquisas envolvendo os governadores, ou seja, uma a cada três buscas realizadas.
Em segundo lugar está Ibaneis Rocha (MDB), governador do Distrito Federal. Sua posição deve, em grande parte, ao afastamento do cargo após uma tentativa de golpe em Brasília, ocorrida em 8 de janeiro, e ao rastreamento de pesquisas ao longo desse período.
Na terceira posição encontra-se Romeu Zema (NOVO), governador de Minas Gerais, com 12% do total das buscas. Ele é o governador que disputa, à distância, com Tarcísio, o posto de possível candidato do bolsonarismo nas eleições de 2026, quando Jair Bolsonaro (PL) estará inelegível.
Completando a lista dos dez governadores mais procurados, em ordem sequencial, estão Raquel Lyra (PSDB-PE), Eduardo Leite (PSDB-RS), Ronaldo Caiado (União Brasil-GO), Cláudio Castro (PL-RJ), Helder Barbalho ( MDB-PA), Jorginho Mello (PL-SC) e Ratinho Júnior (PSD-PR).
Fonte: Bnews