Política

Jerônimo Rodrigues e Geraldo Júnior tomam posse como novos governador e vice da Bahia

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o vice-governador Geraldo Júnior (MDB) tomaram posse na manhã deste domingo (1°), em cerimônia realizada no Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), em Salvador. O novo gestor do governo estadual leu o termo de posse na tribuna da Casa após o primeiro secretário da casa, o deputado estadual Júnior Muniz ecoar a prestação de contas do governador.

Em seu discurso o já governador Jerônimo Rodrigues relacionou sua eleição nas urnas ao projeto federal, com a subida de Lula para a presidência da República. “Sinto muito orgulho em saber que a Bahia pudéssemos reconciliar enquanto nação. Com muita honra, assumo hoje o governo do estado da Bahia, com o compromisso de trabalhar pelo desenvolvimento dos 15 milhões de baianos e baianas. Sou homem trabalhador, trago no rosto os traços genuíno do povo brasileiro e baiano e, na alma, as marcas de séculos de história do nosso país”, complementou Jerônimo em sua primeira fala com governador.

 

Início de Governo

Apesar da fala e euforia dos simpatizantes vermelhos, o novo governo petista já tem inicio com aumento de ICMS de 18 para 19 %, e, alinhado ao projeto federal de Lula, que preferiu a volta dos impostos federais aos derivados de petróleo, os baianos inicia o ano com aumento dos preços dos combustíveis, contas de água, energia elétrica e dos alimentos.

O tema ‘aumento dos impostos’ foi usado como armas nos horários eleitoral por Gerônimo e Lula, que atribuíam ao ex-presidente Bolsonaro, realizar acréscimo nos combustíveis após as eleições.

 

Ausência de Rui Costa

Ausente no estado na maioria do mês de dezembro, mesmo quando mais de 100 cidades baianas sofreram com as fortes chuvas e deixou milhares de pessoas desabrigadas, o ex-governador Rui Costa não esteve na posse de Jerônimo, e parece só ter olhos para Brasília, onde vai assumir o cargo de ministro-chefe da Casa Civil do governo Lula.

Lula toma posse na tarde deste domingo em Brasília.

 

Comentários: