Jerônimo anuncia nova Companhia Independente e amplia efetivo da Polícia Civil
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), reforçou seu compromisso com a segurança pública durante discurso na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), nesta quarta-feira (5). Entre os principais pontos abordados, destaca-se a criação de uma Companhia Independente inédita, a ampliação do efetivo da Polícia Civil e investimentos em tecnologia para o combate ao crime organizado.
Parceria com o governo federal no combate ao crime
Jerônimo enfatizou a necessidade de uma atuação conjunta entre estados e governo federal para enfrentar o crime organizado. O governador elogiou a integração de informações estratégicas promovida pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e defendeu um modelo de segurança que combine inteligência e repressão ao crime com políticas sociais para prevenção da violência.
Investimentos e reforço no efetivo policial
Ao longo de sua gestão, Jerônimo destacou uma série de investimentos na estrutura das forças de segurança, incluindo:
-
Aquisição de armamentos, munições, viaturas e um helicóptero para reforçar a atuação policial;
-
Construção e inauguração de mais de 45 novas unidades de segurança;
-
Contratação de 4.000 novos policiais e bombeiros em 2024, com previsão de mais 3.000 vagas para a Polícia Civil em 2025;
-
Criação de 2.400 novos cargos na Polícia Civil;
-
Estruturação de quatro novos Comandos Regionais da Polícia Militar e batalhões especializados, como a Ronda Escolar e o Batalhão Maria da Penha.
Uma das novidades é a criação da Companhia Independente de Mediação de Conflitos Agrários e Urbanos (CIMCAU), primeira do Brasil voltada à prevenção de conflitos no campo e à proteção de comunidades tradicionais.
Uso de tecnologia no combate ao crime
A gestão estadual também tem apostado na tecnologia para aprimorar a segurança. Jerônimo citou investimentos na Polícia Técnica e a expansão do uso do reconhecimento facial e das câmeras corporais, medidas que visam melhorar a fiscalização e a prevenção da violência.
Programa Bahia pela Paz
O governador também destacou o programa Bahia pela Paz, uma iniciativa em parceria com o governo federal e o sistema de justiça, voltada para a prevenção da violência e a inclusão social de jovens vulneráveis. No último dia 28 de janeiro, foi inaugurado o primeiro centro do programa, em Salvador, oferecendo acesso a educação, cidadania e cultura.
Até o fim de fevereiro, mais cinco unidades serão abertas, e a meta é que, até 2026, a Bahia tenha 24 centros do programa, com investimento superior a R$ 70 milhões.
“Nosso objetivo é oferecer aos jovens novas possibilidades de emancipação e autonomia, promovendo criatividade e autoestima como instrumentos de proteção da vida e construção da paz”, concluiu Jerônimo.