Opinião

Instalações de pórticos na Via Parque marca a primeira ação para criação do Parque das Dunas de Abrantes

Foi iniciada na última quinta (24) as instalações de pórticos na Via Parque que liga Abrantes a Jauá, com principal intuito de conter a devastação por clandestinos, que diariamente roubam areias das Dunas, propagando a destruição do meio ambiente local.

A ação marca o primeiro passo para a criação do Parque Municipal Natural das Dunas de Abrantes e Jauá, que há 41 anos a população do litoral norte aguarda a regulamentação do Decreto-Lei nº 116/77 que sinalizou a efetivação do parque, que por falta de fiscalização caiu no marasmo resultando em invasões irregulares, criações de condomínios e destruição de parte da biota da região.

A montagem dos pórticos é um projeto da AVP e contou com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Camaçari (Sedur) e infraestrutura (Seinfra), que por direito e dever se encarregou de instalar as bases dos pórticos. As bases foram instaladas saindo de Abrantes próximo ao Condomínio Bosque de Jauá, na entrada que dar acesso ao sítio Encantamento e no desvio da Via Parque/ Bela Vista.

Essa iniciativa partiu da sociedade organizada buscando guardar o tesouro ecológico que temos na região. É preciso que essa conscientização também seja compartilhada pelos órgãos estaduais e municipais; tomando a dianteira na fiscalização para que esse patrimônio seja preservado, matendo a beleza do nosso litoral que encanta o mundo.

 

Redação do Orla News

 

Comentários: