Incêndio na plataforma da Petrobras deixa 14 feridos e mobiliza equipes de resgate no Norte Fluminense
Um incêndio causado por explosão em uma plataforma operada pela Petrobras deixou pelo menos 14 trabalhadores feridos na manhã desta segunda-feira (21). O acidente ocorreu na plataforma Cherne 1, conhecida como PCH-1, localizada na Bacia de Campos, no Norte Fluminense. As informações foram divulgadas pelo Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF) em suas redes sociais.
De acordo com Sergio Borges Cordeiro, coordenador geral do Sindipetro-NF, as 14 vítimas sofreram queimaduras pelo corpo. Outros 18 profissionais precisaram ser levados para unidades de saúde após inalarem a fumaça gerada pelo incêndio. Durante o incidente, um trabalhador chegou ao cair no mar, mas foi resgatado consciente e encaminhado para atendimento médico.
As vítimas foram distribuídas entre dois hospitais da região: 15 delas foram levadas para o Hospital Público Municipal Dr. Fernando Pereira da Silva (HPM), em Macaé, enquanto as demais foram encaminhadas para o Hospital Unimed, em Campos dos Goytacazes. Apesar da gravidade do acidente, o sindicato informou que todos os trabalhadores estão conscientes e em observação, aguardando liberação médica.
Segundo informações preliminares, a plataforma estava com 176 profissionais a bordo no momento do acidente. O escoamento de gás foi interrompido imediatamente após o início do incêndio, como medida de segurança para evitar novos incidentes.
O Sindipetro-NF destacou que este é o terceiro alerta grave registrado na região em menos de uma semana. “Em menos de uma semana, foram alertas: plataforma interditada, amarrações perdidas e agora essa grave explosão”, afirmou o sindicato em sua publicação. O gestor da entidade também usou seu perfil nas redes sociais para promover a necessidade de maior rigor nas inspeções e manutenções das plataformas, para garantir a segurança dos trabalhadores.
Embora os impactos do acidente tenham sido significativos, não há registro de vítimas fatais até o momento. As investigações sobre as causas de incêndio ainda estão em andamento, e a Petrobras deverá emitir um comunicado oficial nos próximos dias para detalhar a situação do ocorrido e as medidas que serão tomadas para prevenir novos incidentes.