Hospital Espanhol reabre na próxima quarta(22) para pacientes graves da covid-19
O Hospital Espanhol, no bairro da Barra, da capital baiana, vai acabar com o jejum de seis anos sem atender um paciente em suas instalações. A reabertura foi autorizada pela justiça, a pedido do governo do estado, com a função de acolher exclusivamente pacientes que tenham sintomas graves da Covid-19.
O governador Rui Costa visitou o local na manhã desta terça-feira (21), e percorreu toda a estrutura, inclusive os 220 leitos instalados, sendo 140 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 80 leitos clínicos.
“Amanhã [dia 22] começa a funcionar o Hospital Espanhol, com 220 leitos para atender a população. Esperamos o mais rápido possível passar por esse momento difícil que a Bahia e o mundo atravessam. Será com a colaboração de todos que iremos ultrapassar esse momento rapidamente”, disse Rui.
Foi preciso uma pandemia para as autoridades terem consciência do crime contra a saúde pública que é manter um hospital fechado em meio a tanta carência da população. O que se espera para o futuro da unidade, é a permanência dos procedimentos ; dando mais oportunidades aos baianos que esperam meses por atendimentos.