Política

‘Guerra Judiciária: TRF-4 manda soltar ex-doleiro Alberto Youssef, mas juiz decreta nova prisão

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) autorizou a soltura do ex-doleiro Alberto Youssef na tarde desta terça-feira, 21. Mas o juiz Eduardo Appio, responsável pelos processos da Operação Lava Jato, publicou um novo mandado de prisão.

Youssef foi preso na segunda-feira 20, em Itapoá (SC). Inicialmente, a Polícia Federal (PF) tentou cumprir o mandado de prisão em um endereço residencial fornecido pelo ex-doleiro à Justiça. Contudo, havia no local um terreno abandonado. Youssef foi levado para Joinville (SC) e, depois, seguiu para Curitiba. A prisão é preventiva.

Para o juiz da segunda instância Marcelo Malucelli, responsável pela decisão de soltura, o Código de Processo Penal estabelece que a prisão preventiva só poderia ser decretada “a requerimento do Ministério Público, do querelante [reivindicador] ou do assistente, ou por representação da autoridade policial”. Segundo magistrado, portanto, a prisão preventiva de Youssef é ilegal.

Já Appio, da primeira instância, afirma que a ida de agentes da PF à casa do ex-doleiro revelou indícios de sonegação de imóveis. Isso justificaria a prisão.

Em audiência de custódia, a defesa de Youssef apresentou um pedido de relaxamento da prisão preventiva, considerando-a ilegal e abusiva.

Comentários: