Notícias

Experiência sustentável alcança 190 mil pessoas e arrecada 7 toneladas de resíduos em Camaçari

Mais de 190 mil pessoas foram impactadas pela 5ª edição do Braskem recicla, que foi realizada pela primeira vez em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Durante 10 dias, a estrutura geodésica do projeto, instalada no Boulevard Shopping Camaçari foi visitada por cerca de 1600 crianças e adultos, arrecadando mais de 7 toneladas de resíduos. Por meio de uma experiência interativa, promovida pela startup SOLOS em parceria com a Braskem, a ação reforçou o tema de descarte correto e reciclagem na população com o intuito de gerar a adoção de comportamentos sustentáveis.

“O projeto busca reforçar a consciência ambiental dessa comunidade a partir da reflexão sobre nosso impacto no meio ambiente e do incentivo de hábitos simples, como consumo consciente, descarte adequado de resíduos e reciclagem”, pontua Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia. Nesta edição, estudantes de mais de vinte escolas do município de Camaçari participaram de jogos educativos, atividades lúdicas e dinâmicas.

Para a fundadora da SOLOS, Saville Alves, a promoção do projeto na Região Metropolitana de Salvador ampliou o seu alcance. “Essa ação nasceu em Salvador e depois levamos para cidades de outros estados, potencializando o impacto positivo dessa iniciativa e contribuindo para que as pessoas entendam a sua responsabilidade sobre aquilo que elas produzam e façam a destinação adequada dos seus resíduos. Por isso, fez todo sentido ampliar essa reflexão também em outras cidades da Bahia. Desta forma, alcançamos outros públicos e contribuímos para o desenvolvimento sustentável do estado”, pontua.

O projeto também contribuiu com a inclusão social dos catadores de resíduos, que participam ativamente da ação, orientando o público sobre reciclagem a partir de experiências práticas. Todo material arrecadado na iniciativa foi entregue para a Cooperativa de Materiais Recicláveis de Camaçari (Coopemarc), gerando uma renda extra de R$ 11 mil.

Essa edição do Braskem recicla contou com o apoio institucional da Prefeitura de Camaçari, por meio da Limpec, que forneceu caminhões para apoiar a coleta de materiais recicláveis em vários locais da cidade, durante o período da ação.

Por Paula Pitta

Comentários: