Política

Ex-secretário da educação da Bahia dos últimos três anos, Jerônimo Rodrigues diz que vai cuidar da pasta pessoalmente

o ex-secretário de educação e atual governador eleito da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), usou as redes sociais, na manhã desta sexta-feira (04), para divulgar seus planos para tentar melhorar a educação do estado.

Em uma série de publicações no Twitter, Jerônimo revelou os planos para melhorar a situação da Educação na Bahia. “Eu vou cuidar pessoalmente da educação da Bahia. Ainda na transição do governo de Rui Costa para o nosso governo, vamos conversar com os municípios para aprimorar o processo de alfabetização dos baianos e baianas”, escreveu.

O petista eleito em casadinha com Lula, saiu vencedor na corrida pelo Palácio de Ondina com 52,79% dos votos válidos, enfrentou duras críticas do seu adversário, ACM Neto (UB),  no período em que geriu por três anos a educação da Bahia. 

Em 2021, à frente da Secretaria de Educação do estado, Jerônimo teve o índice 24,3% dos alunos da rede pública que terminam o Ensino Fundamental com aprendizagem adequada em Língua Portuguesa. No Ensino Médio, apenas 20,8%. Em Salvador, os patamares são de 25,3% e 23,6%, respectivamente. Além disso, 50 de cada 100 jovens do estado concluem o Ensino Médio até os 19 anos.

Em 2020, a Bahia ficou em último lugar num ranking brasileiro de educação pública à distância durante a pandemia, segundo a Fundação Getúlio Vargas. De acordo com o relatório, o estado tirou nota zero na pesquisa porque não apresentou nenhum programa no período. A média nacional foi de 2,38. O líder no índice foi a Paraíba, com nota 6,03.

Comentários: