Estudantes de Camaçari ficam em 2º lugar na Huawei ICT Competition
Com o projeto PaceFree, voltado à acessibilidade e mobilidade urbana para pessoas com deficiência visual, quatro estudantes do Instituto Federal da Bahia (IFBA) – Campus Camaçari conquistaram o 2º lugar na Trilha Inovação da Huawei ICT Competition 2024/2025. A final nacional aconteceu na última segunda-feira (24), no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.
A equipe, composta por Isabelle de Jesus Santos Ribeiro, Lorena Oliveira de Souza, Maria Eduarda Oliveira de Amaral e Gracielle Maria Santos Dias, foi a única formada apenas por mulheres na competição. Agora, elas avançam para a etapa da América Latina, onde enfrentarão novos desafios teóricos e práticos.
O PaceFree integra um aplicativo móvel e um semáforo adaptado, utilizando Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA) para auxiliar pessoas com deficiência visual na travessia de ruas. A IA analisa vias, sugere rotas seguras e identifica obstáculos, garantindo mais inclusão e segurança.
Orientado pela professora Lanuza Lima e coorientado pelo professor Adilson Almirante, o projeto é resultado de dois anos de pesquisas e desenvolvimento. “Foi uma experiência incrível, que reforça o poder da educação e estimula novos desafios”, destacou Lanuza.
Os três melhores times da fase latino-americana garantirão vaga na Final Global, que acontecerá em Shenzhen, na China, em maio. A Huawei ICT Competition é considerada a maior competição universitária de tecnologia do Brasil, reunindo 4.567 participantes de 134 instituições do país nesta edição.