Notícias

Equipe técnica da Sedur visita área de implantação do Parque das Dunas de Abrantes e Jauá

Com o objetivo de mapear o território onde será A equipe técnica da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), visitou na manhã desta terça-feira (21/12), toda área da poligonal onde será implantado o Parque Natural Municipal das Dunas de Abrantes e Jauá, localizado no Distrito de Abrantes, Orla de Camaçari.

O Parque foi criado em 1977, por meio do Decreto Municipal n.º 116/77, e tinha uma área total de aproximadamente 700 hectares, e hoje, apesar da degradação sofridas por décadas, ainda preserva um ecossistemas de grande relevância ecológica, ambiental e paisagística para o município.

Presente na visita técnica, a titular da pasta, Andréa Montenegro, ressaltou a importância desse monitoramento. “Nós temos o mapa com toda essa área, que foi feito através de imagens de drone e nos mostra o que estava ocupado ou não. Hoje aqui, nós percebemos que ainda existem irregularidades, que terá que ser solucionada da melhor maneira”, explicou.

De acordo com a engenheira ambiental do órgão, Milai Rodrigues, o trabalho de identificação é importante no processo de conscientização e preservação. “Viemos aqui hoje com o intuito de identificar os pontos críticos para instalação de barreiras físicas, que serão constituídas de cerca viva, mores e alambrado e gelo baiano. Tudo isso, visando conter a invasão clandestina, bem como placas de identificação da referida Unidade de Conservação”, destacou.

Visando preservar áreas das dunas ainda não ocupadas e com o objetivo de implementar o Parque Natural Municipal das Dunas de Abrantes e Jauá, a Prefeitura de Camaçari enviou no mês de novembro, a mensagem número 043/2021, que solicita a apreciação e deliberação do Projeto de Lei, conforme estabelece a Lei Orgânica do Município, que dispõe sobre o Parque e foi aprovada por unanimidade pelo legislativo.

Comentários: