Encontro entre representantes da STT de Camaçari e Cooperativas, discute mais uma vez o aumento da passagem do transporte público municipal
Um encontro na manhã desta segunda-feira (7/2), com representantes da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT), Cooperativa União de Transporte (Cooperunião) e da Cooperativa de Transporte Alternativo e Empresarial de Camaçari (Cooastac), discutiu a possibilidade de aumento do valor da passagem na cidade.
Na oportunidade, foram ouvidas as propostas apresentadas pelas Cooperativas, que se comprometeram em entregar na manhã desta terça-feira (8/2) demonstrativos detalhados do desempenho financeiro e operacional, que deem subsídio ao pleito da classe. Os documentos serão avaliados pelo corpo técnico da superintendência e na sequência encaminhados para a Procuradoria-Geral do Município (PGM).
Na ocasião, ainda foram informados os índices de arrecadação tarifária repassadas pela empresa Camaçari Card, que administra a aquisição de créditos tarifários para cartões do tipo vale-transporte no município. O encontro ocorreu na sede da autarquia, situada no Loteamento Alpha, no Jardim Limoeiro, e contou com a presença da assessoria jurídica das cooperativas e os vereadores Jamessom Silva e Tagner Cerqueira, representantes do Poder Legislativo Municipal.
O presidente da Cooperunião, Cleidson Borges, considerou a reunião positiva e se colocou à disposição para contribuir com a gestão. “Nesses últimos dias e meses em que venho tendo várias reuniões com o governo, acho que essa reunião de hoje foi positiva. Estão querendo ver o lado das cooperativas, dos cooperados, quanto também o da população. Tivemos uma contraproposta em relação à tarifa, para que possamos estar colocando ônibus novos ou até seminovos, com ar-condicionado, apesar de ser um investimento alto. Vamos procurar dar um tratamento melhor para a população de Camaçari e estamos juntos com o governo para que possamos somar e melhorar a qualidade do transporte”, compartilhou.
Para o diretor-superintendente da STT, Alfredo Castro, a administração municipal tem como objetivo assegurar os direitos dos cidadãos a um transporte público de qualidade e chegar a um resultado positivo para a sociedade camaçariense, de maneira que os trabalhadores e os usuários do transporte público sintam-se assistidos. “Hoje nós tivemos o debate de um tema que foi pontuado na última sexta-feira, no qual avançamos e vamos avançar ainda mais, no sentido da apresentação dos dados das cooperativas. Com isso, os documentos serão analisados pelo corpo técnico da STT e levado ao conhecimento da Procuradoria para encaminhar todas essas ações que estão sendo feitas e assim trazer tranquilidade tanto para a população quanto às cooperativas”, explicou Castro.
Apesar do avanço das negociações, nenhum representante da população esteve no evento. A gestão que administrou o evento, deveria buscar mais entendimento com os usuários, que é na verdade quem sustenta o sistema; e se o aumento seguir para os valores dado pelas cooperativas, serão a partida mais afetada, e pelo que está sendo exposto, passa longe de ter participação nas decisões.