Política

Divulgado áudio que afastou juiz da Lava Jato

O advogado João Eduardo Malucelli, filho do desembargador Marcelo Malluceli, divulgou um vídeo em que expõe uma ligação recebida do juiz afastado da Lava Jato, Eduardo Appio. Appio ficou conhecido por utilizar a senha LUL2022 em acessos a sistemas judiciais.

Na ligação, Appio se apresenta como “Fernando Gonçalves Pinheiro”, supostamente um servidor da área de saúde da Justiça Federal, e faz uma ameaça a Malucelli. A análise realizada por peritos da Polícia Federal confirmou que a voz na ligação era de Appio.

“Após investigação sobre o acesso a um número de telefone utilizado em uma ameaça ao desembargador federal, a partir da divulgação de uma captura de tela do eproc contendo dados sensíveis do advogado, constatou-se que o juiz federal Eduardo Fernando Appio acessou o mencionado processo judicial duas vezes em 13/04/2023, em horários muito próximos àquele da suspeita ligação telefônica”, relatou a PF em um laudo. Essa informação está presente no voto do corregedor regional da Justiça Federal da Quarta Região, Cândido Alfredo Silva Leal Júnior.

 

 

Em decorrência desses fatos, juntamente com outros argumentos apresentados perante o tribunal, o Tribunal Regional Federal da Quarta Região decidiu afastar o juiz Appio do comando da Lava Jato.

Comentários: