Desfile de Monte Gordo abre comemorações dos 264 anos de Camaçari
As comemorações pelo aniversário de Camaçari, Bahia, foram oficialmente iniciadas na manhã do último sábado (10/9), com o tradicional Desfile Cívico de Monte Gordo. Este ano, além da emancipação municipal – celebrada efetivamente no dia 28 de setembro –, o fato de a festividade ser retomada após dois anos de ausência intensificou ainda mais as emoções do público e dos participantes. A população marcou presença, vibrando e se encantando com as apresentações na mesma proporção da saudade que estavam de demonstrar, publicamente, o orgulho de ser desta terra.
A avenida se tornou palco de uma mescla de linguagens artísticas, protagonizadas, ora pelos mais de mil estudantes das cinco escolas participantes, ora pelas fanfarras e bandas marciais que preenchiam o ambiente com música e alto-astral. Completando o leque de atrações que surgiam na via pública, grupos culturais e entidades convidadas agregaram diversidade e civismo ao evento, que é promovido pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria de Educação (Seduc).
As unidades de ensino que se apresentaram no desfile são as escolas municipais Barra do Jacuípe, Aloísio de Oliveira e Amélia Rodrigues, e os centros educacionais Senhor dos Passos e Darcy Ribeiro. Entre os alunos, o entusiasmo ao levar mensagens tão pertinentes para as ruas era evidente, como demonstra a estudante do Aloísio de Oliveira, Julliana Kris, 12 anos, cujo pelotão ao qual integrava buscava estimular a consciência ambiental. “É muito bom estar participando do desfile novamente, principalmente por estarmos abordando um tema tão importante, que é a reutilização de materiais recicláveis como o plástico, que é o item que estou representando. O aluno Eduardo Conceição, 11 anos, estava caracterizado de médico. “Estamos reconhecendo o valor da ciência, diante de tudo o que vivemos recentemente”, resumiu.
Para a população de Monte Gordo, a oportunidade de celebrar o aniversário do município prestigiando o tradicional desfile cívico na comunidade também foi abraçada com animação. “Vim acompanhada das minhas tias e primas, pra matar a saudade dos desfiles. É preciso comemorar, porque estamos juntas e porque somos de Camaçari. Viemos assistir as apresentações e, também, parabenizar a nossa amada cidade”,disse a jovem Adrielli Oliveira, 20 anos.
Além das escolas e grupos culturais, outras entidades também participaram do desfile cívico que compõe as homenagens ao 264 anos de emancipação de Camaçari, como Tiro de Guerra, Sociedade Filarmônica 28 de Setembro, Juizado da Infância e Juventude e Defesa Civil.