Notícias

Desfile Cívico marca as comemorações dos 264 anos de Emancipação política de Camaçari

Na manhã desta desta quarta-feira (28/9), a população de Camaçari, região metropolitana de Salvador, foi às ruas para prestigiar o Desfile Cívico em comemoração aos 264 anos de emancipação política da cidade. Em clima de festa, a população encheu a Avenida 28 de Setembro, protagonizando, junto aos cerca de 2.400 estudantes da rede pública municipal, uma grande aclamação à cidade e a tudo que ela representa.  

Após dois anos sem o tradicional desfile cívico no aniversário da cidade, o retorno do evento trouxe, como a um estandarte, a consolidação de uma das maiores esperanças nutridas durante as fases mais agudas da pandemia: superar o isolamento social.

A festa contou com a participação de 12 unidades públicas de ensino – as escolas municipais do Natal, Normal, Joana Angélica, Neuza Menezes Barreto, Professora Laurita Souza Ribeiro, Helena Celestino Magalhães, Professor Luís Rogério de Souza, Félix Joaquim de Moraes, Edivaldo Machado Boaventura, o Colégio Municipal São Tomaz de Cantuária, o Centro Integrado de Educação Infantil (CIEI) Verdes Horizontes e o CAIC Especial.

O evento também foi abrilhantado pela participação das bandas marciais e fanfarras; grupos culturais; alas das secretarias da Saúde (Sesau), da Cultura (Secult), do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), e do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv); além das apresentações do Exército Brasileiro, da Sociedade Filarmônica 28 de Setembro, do Tiro de Guerra, do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil, do Juizado da Infância e Juventude, do Centro de Convivência da Pessoa Idosa (Conviver), do Clube dos Desbravadores, entre outras instituições.

 

Origem do 28 de setembro

A data foi instituída no dia 29 de setembro de 1957, pelo prefeito José Evaristo de Souza, que levou à Câmara Municipal mensagem instituindo o Dia de Abrantes, Distrito de Camaçari, comemorado no primeiro domingo após o dia 28 de setembro de cada ano. 

Depois de muitos anos a programação de Vila de Abrantes mudou e os festejos passaram a ser abertos um domingo antes da comemoração do aniversário do Município; ficando a data para os festejos da sede do município.

















Comentários: