Opinião

“Desfile Cívico de Vila de Abrantes tornou-se uma mistura de festa e oportunismo político”, diz Josué Nazaré

Vila de Abrantes recebeu neste domingo (24), a comitiva do governo municipal nas comemorações de 265 anos de emancipação política. A data também é compartilhada entre os Distritos que compõem o município, onde durante todo mês de setembro ostenta as celebrações cívicas de aniversário de Camaçari. Os desfiles já ocorreram nas localidades da Gleba E, Parafuso e Monte Gordo.

Desde cedo, os espectadores que se reuniram na Praça da Matriz, localizada no coração do Distrito de Vila de Abrantes, tiveram o privilégio de assistir à passagem dos pelotões, com destaque para as escolas municipais, fanfarras, bandas marciais e grupos culturais.

Cerca de 1.600 estudantes de oito instituições de ensino, incluindo escolas e creches comunitárias, participaram do ato cívico, proporcionando uma demonstração emocionante de patriotismo e unidade.

No entanto, ao longo dos anos, a festa histórica, que celebra a rica história da região, tem perdido parte de sua essência, à medida que se torna um palco cada vez mais frequente para políticos locais medirem suas popularidades. Nesta edição, já visam as próximas eleições municipais.

Para Josué Nazaré, admirador e entusiasta dos assuntos da orla, o oportunismo dos políticos, antes de tudo, expressa preocupação, já que a promoção foge do real significado histórico e cultural da festividade, tornando-a mais uma plataforma para agendas partidárias do que uma celebração da comunidade. Ele ainda frisou que políticos que estão em mandato se favorecem do dinheiro público para sua alto promoção. Segundo ele, essa prática deve ser mais regulada por órgãos superiores.

Enquanto o Desfile Cívico continua a ser uma tradição importante em Vila de Abrantes, a população espera que o evento possa se reconectar com suas raízes culturais e históricas, mantendo-o como uma celebração verdadeira da comunidade, onde todos possam compartilhar o orgulho em sua história e herança.

O próximo desfile cívico no município está programado para o dia 28 de setembro, no centro de Camaçari.

Comentários: