Desfile Cívico de Abrantes marca domingo de festa na orla de Camaçari
Na manhã deste domingo (18), alunos das escolas públicas, fanfarras e instituições culturais, saíram às ruas para celebrar o tradicional Desfile Cívico de Abrantes, na Orla de Camaçari. A festa foi retomada após dois anos de suspensão em decorrência das restrições impostas pela pandemia da Covid-19. Neste ano, a Secretaria da Educação de Camaçari (Seduc), abordou o tema “Reimaginar o Futuro Presente Juntos – Camaçari 264 anos”, em referência as comemorações do dia 28 de Setembro, data de emancipação política do município.
As atrações ficaram por conta dos pelotões temáticos das escolas, fanfarras, bandas marciais, grupos culturais, dentre outros, que garantiram a animação dos presentes, que vibraram de emoção, tamanho era o encantamento com as apresentações cheias de beleza, brilho e significado.
A cerimônia foi aberta com o hasteamento das bandeiras, ao som da Sociedade Filarmônica 28 de Setembro, ato que foi acompanhado pelos atiradores do Tiro de Guerra de Camaçari. Na ocasião, o prefeito Elinaldo Araújo fez subir a bandeira de Camaçari; o comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar da Bahia (BPM-BA), tenente-coronel Fabrício de Oliveira Silva, içou a do Brasil; e o presidente da Câmara Municipal, vereador Júnior Borges, ergueu a da Bahia.
Visivelmente empolgado com a retomada das festividades e tudo que envolve as comemorações, o gestor do município, falou da importância de Abrantes para a história do município. “Foi aqui, nesse distrito, que já foi sede da nossa cidade, onde tudo começou. A retomada da realização do desfile cívico nesta comunidade é, sobretudo, um reconhecimento a essa importância histórica”, pontuou.
Ainda segundo o prefeito, “pelo fato desse marco histórico significativo para Camaçari, o distrito de Abrantes merece não só investimentos na preservação da sua história e cultura, mas também na melhoria da qualidade de vida dos moradores da localidade”, citou.
Antes de subir ao palanque das autoridades, o prefeito Elinaldo foi questionado por alguns moradores que cobraram agilidade na requalificação da praça de Eventos e Campo de Futebol Nery Nunes, conhecida popularmente como Tudão. Segundo o prefeito, a obra será entregue em breve à comunidade.
Presente no palanque oficial, o gestor da Prefeitura Avançada da Costa, José Cupertino, falou do quão marcante a data é para os camaçarienses. “Precisamos sempre realçar os movimentos cívicos do nosso país, do nosso estado e, sobretudo, do nosso município. Abrantes, como todos nós sabemos, é o berço de Camaçari, pois foi aqui que começou todo o processo de colonização. Portanto, os festejos realizados aqui têm um toque mais que especial. É sempre um prazer muito grande participar das comemorações em homenagem à emancipação política de Camaçari”, ressaltou.
A abertura das comemorações em homenagem aos 264 anos de emancipação política de Camaçari ocorreu em Monte Gordo, no último dia 10/9. O encerramento das festividades acontece no dia 28/9, data que marca o aniversário da cidade. O ato cívico será realizado a partir das 8h, na Avenida 28 de Setembro (antiga Radial A).