Construção de colégio estadual bloqueia importante via de circulação em Vila de Abrantes
Um importante acesso de moradores, estudantes e condutores de veículos que transitam em Vila de Abrantes, foi bloqueado na última sexta-feira (10), pela empresa contratada junto governo do estado, para construir o novo Colégio Estadual no bairro. A rua identificada como Travessa Tiradentes, está localizada entre a Avenida Tiradentes e faz ligação com a rua Alice Uzeda, onde tem a maior concentração de escolas no bairro.
Segundo informações de um engenheiro da obra, a intenção do estado é retirar o acesso da comunidade e construir as novas instalações da unidade escolar.
Nossa redação já havia denunciada a intenção do estado, de fechar uma rua muito usada por moradores, e serve de suporte no grande fluxo de condutores, que convivem diariamente com um trânsito caótico pela falta de atenção dos órgãos de fiscalização da prefeitura de Camaçari.
Na ocasião, a Superintendência de Trânsito e Transporte Público deu um parecer contrário ao estado, sobe a alegação que a extinção da rua traria impacto negativo para a população.
Sobre a extinção da Travessa, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, informou a nossa redação que foi cogitada transferir a rua para o outro lado do terreno da escola; mas o estado se negou entregar uma nova rua pronta, deixando a responsabilidade para a prefeitura.
Entramos novamente em contato com a secretária Andrea Montenegro, e a mesma informou que a situação já foi informada a Helder Almeida, empossado recentemente na Superintendência de Trânsito e Transporte Público de Camaçari, ficando responsável de contactar com o Estado, já que se trata de um fechamento de via municipal, que a princípio não foi autorizada.
Segundo alguns líderes comunitários do bairro, a princípio vão aguardar o desbloqueio até a segunda-feira (13). Se não acontecer, a comunidade promete fazer um protesto no local para a devolução da via.