Notícias

Conselho Municipal do Meio Ambiente de Camaçari passa por reformulação

A jornalista Ana Maria Mandim, representante da AVP – Centro de Estudos, Pesquisas e Ações Socioambientais de Camaçari, anunciou nesta terça-feira (5/5) que está assumindo a presidência do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Camaçari – Comam.

A escolha dos novos titulares do conselho, contou com a presença do titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sedur), Secretário Genival Seixas Graça, e o Diretor de Meio Ambiente da Sedur, Luciano do Lago Victoria. O Secretário Genival e o represente da Cetral S.A., Luciano Fiúza, também concorreram ao cargo no pleito. Por decisão da plenária, o Secretário Genival será o vice-presidente do Comam e Luciano Fiúza, o diretor executivo.

É a primeira vez que a sociedade civil assume a direção do Comam. Trata-se de função voluntária, não remunerada, desempenhada por representantes eleitos de associações, cooperativas, empresas e outras entidades de todo o município de Camaçari.

O Comam é composto 18 conselheiros titulares e 18 suplentes. Ana Maria atraiu  11 votos dos 16 conselheiros titulares presentes.

Junto com a Sedur, o Comam é responsável pela gestão ambiental do município, com autonomia de decisão e recursos próprios, proporcionados pelo Fundo Municipal de Meio Ambiente.

A ambientalista falou suas propostas de trabalho à frente do órgão municipal: “Preservar o meio ambiente para que ele sirva ao desenvolvimento racional e sustentado das comunidades do município, a quem sempre ouviremos; fazer cumprir a legislação ambiental; estruturar o Comam para que ele sirva cada vez mais a Camaçari.” explicou.

Nos últimos anos Ana Maria tem desempenhado um papel importante na luta pelo meio ambiente na Orla de Camaçari. Recentemente a AVP denunciou a devastação do Parque das Dunas de Abrantes e Jauá, que vem sendo degradado diariamente pelo extração ilegal de areia. Espera-se que a agenda ambiental no município tome um novo rumo, com políticas de conscientização  e preservação do  meio ambiente, para mudar a imagem de abandono imperado em toda Camaçari.

 

 

 

Comentários: