Notícias

Completando 45 anos de espera, Camaçari efetiva criação Parque Natural das Dunas de Abrantes e Jauá

Uma luta iniciada pela sociedade civil, que chamou atenção para preservação do meio ambiente na faixa litorânea da Orla de Camaçari, nesta quarta-feira (12/1), foi sancionada a Lei 1710/22, que efetiva a criação do Parque Natural Municipal das Dunas de Abrantes e Jauá.

Segundo o governo municipal, a implantação e operação do parque serão realizadas com base na Legislação Federal, Estadual Municipal, no Plano de Manejo e na Legislação Orçamentária do município, já a administração do equipamento será de responsabilidade da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur).

O enfrentamento para a efetivação da área, foi abraçada pela Associação dos Moradores da Via Parque- AVP, que passou os últimos anos promovendo ações para atrair as atenções dos gestores do município para preservação das Dunas e em seu entorno, devastado pela falta de políticas ambientais no município de Camaçari.

Durante o ato de assinatura da lei, o prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo, falou sobre a questão da preservação do meio ambiente no município, o que tem sido foco da gestão com diversas ações realizadas pela equipe da Sedur e o Parque das Dunas faz parte disso. A proteção do meio ambiente e a preservação dos biomas é obrigação do Poder Público e cabe à coletividade o dever de defender e preservar o meio ambiente para as presentes e futuras gerações. Para assegurar a efetividade desse direito é que estou assinando hoje a lei que ampara a implantação do Parque das Dunas”, destacou.

Na oportunidade, o prefeito lembrou o quanto o município já perdeu com as ocupações irregulares na área da poligonal onde será implantado o parque ao longo dos anos. “Estou assinando a lei para que a Sedur possa seguir com o projeto de execução, para que muito em breve esse equipamento seja realidade para os moradores de Camaçari”, concluiu.

 

 

Completando 45 anos de espera, Camaçari efetiva criação Parque Natural das Dunas de Abrantes e Jauá 2
Área devastada por extração ilegal de areia nas Dunas de Abrantes – Foto Divulgação/Orlanews

 

Para a gestora da Sedur, Andréa Montenegro, a assinatura marca um novo momento para Camaçari. “Estou muito feliz em iniciar 2022 dessa forma. A assinatura para implantação do parque é um sonho antigo da população de Vila de Abrantes. Eu que na minha infância brinquei muito naquelas dunas, me sinto muito honrada”, ressaltou a secretária.

No Parque das Dunas poderão ser realizadas pesquisas científicas, recuperação de áreas degradadas, o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e culturais. A partir da assinatura da lei a Prefeitura de Camaçari poderá buscar a colaboração de instituições públicas ou privadas, municipais, estaduais, federais ou internacionais, visando a efetiva implantação e manejo do parque.

O Parque foi criado em 1977, por meio do Decreto Municipal n.º 116/77, e tinha uma área total de aproximadamente 700 hectares e apesar da degradação sofridas por décadas, ainda preserva um ecossistemas de grande relevância ecológica, ambiental e paisagística para o município.

Comentários: