Notícias

Comissão visita obras da Praça de Abrantes

Em visita ao local, a comitiva pede uma discussão mais ampla sobre as modificações paisagísticas que estão sendo realizadas na revitalização da praça


 

Uma comitiva formada por membros do Ministério Público, Secretaria de Cultura de Camaçari (SECULT), Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA), e Secretaria de Governo (SEGOV), e da OAB de Camaçari, visitou na manhã de terça-feira (1/6), às obras da Praça da Revitalização da Praça da Matriz em Vila de Abrantes. 

O espaço vem passando por modificações sem um estudo prévio do Sítio Arqueológico, que fez o Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMAM) acionar a Comissão de Meio Ambiente, Mobilidade Urbana e Direito Urbanístico da OAB de Camaçari, decidir solicitar aos órgãos municipais um processo investigativo das mudanças paisagísticas que estão sendo realizadas no entorno da histórica Igreja do Divino Espírito Santo, que está entre as dez igrejas mais antigas do Brasil.

 

Comissão visita obras da Praça de Abrantes 2
Construção de quiosque na Praça de Abrantes- Foto: Divulgação/Redes Sociais

 

Após uma breve análise da área, os técnicos presentes entraram em consenso sobre a suspensão das obras, para que haja uma rediscussão dos novos passos a serem dados pela importância histórica do sítio arqueológico, que representa na história da Bahia e do Brasil.

O Professor Jorge Oliveira, que chamou atenção da comunidade em relação à preservação da história local frisou os avanços da vinda da comissão nas instalações da obra.  “A reunião foi muito proveitosa, e a visita do corpo técnico deu luz a um assunto de suma importância para o município e para história”. Segundo ele, a comissão citou em criar um TAC (Termo de Ajuste de Conduta), para condução dos trabalhos.

Durante o encontro, ficou acertado o retorno da comissão, inclusive com a presença do representante da empresa que ganhou a licitação para realização da obra. 



Comentários: