Com um ano e dez meses de atraso, Prefeitura de Camaçari conclui as obras de revitalização da Praça da Matriz em Vila de Abrantes
Com início das obras em dezembro de 2020 e previsão de entrega para agosto de 2021, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA), enfim está entregando a Praça da Matriz, em Vila de Abrantes. Segundo a comunicação da PMC, a inauguração será na próxima segunda-feira (20/6), às 16h, com a presença do prefeito Elinaldo Araújo e demais autoridades municipais.
A revitalização da Praça foi recheada de polêmicas, com questionamentos de moradores sobre o projeto, que previa instalar pontos comerciais em frente a histórica Igreja do Divino Espírito Santo, que está entre as dez igrejas mais antigas do Brasil. Na ocasião, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional de Camaçari, acionou o Ministério Público com intuito de investigar as mudanças paisagísticas, alegando obstrução da paisagem do patrimônio histórico.
A intervenção levou a paralisação dos trabalhos por 3 meses, atrasando ainda mais a obra e insatisfação da população. Enfim, o prefeito Elinaldo, que confessou observar de longe toda discussão, decidiu retirar os quiosques de frente à igreja, alterando o projeto de responsabilidade da Seinfra, que até então, nunca apresentou as mudanças previstas para os moradores da Vila.
Foto Divulgação: Ascom/PMC
Com a retomada, a intervenção ainda ficou um longo período com a presença de poucos trabalhadores, só dando um adiantamento em dezembro de 2021 e neste ano, em que os políticos envolvidos precisam ter a imagem menos pesada com a população, para apresentar seus candidatos nas eleições estaduais e federais.
Segundo a Seinfra, a intervenção contou com investimento em torno de R$ 2,7 milhões e recebeu a instalação de quiosques comerciais, anfiteatro e quadra poliesportiva sem cobertura, academia ao ar livre com aparelhos de ginástica, pista de cooper, parque infantil, skate park, fonte luminosa, paisagismo, pergolado, iluminação em LED e estacionamento.
A Praça da Matriz foi uma antiga aldeia Indígena dos índios tupinambás. Sob intervenção dos padres Jesuítas. Sua criação se confunde com a existência de Vila de Abrantes e da Igreja do Divino Espírito Santo, que juntos compõem e antecederam o município de Camaçari. O local é objeto de análise de tombamento perante o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.