Notícias

Com 74% de ocupação de UTIs, comércio de Salvador vive a expectativa para reabertura na próxima sexta (24)

Segundo o prefeito de Salvador, ACM Neto, a taxa de ocupação com pacientes internados em leitos de UTI que contraíram coronavírus  capital baiana, chegou ao terceiro dia consecutivo com ocupação de leitos igual ou menor a 75%. Com isso, se o percentual se mantiver durante este período, é iniciada a primeira fase para a reabertura do comércio.

O prefeito de Salvador estipulou o número para ser utilizado como parâmetro para colocar em prática a primeira etapa da retomada do comércio, para a reabertura dos shoppings, igrejas e templos religiosos e ainda drive-thru. 

“Nós já temos três dias dos cinco que são necessários para a liberação da primeira fase e a retomada de diversas atividades econômicas que estavam suspensas nesse período há quatro meses em Salvador. Claro, é preciso aguardar, mas nossa expectativa é que hoje a gente consiga manter a taxa na casa desses 75% ou menos e amanhã também. Com isso, esperamos que amanhã a gente complete o quinto dia com a taxa igual ou menos a 75% o que permitiria, portanto, o início da primeira etapa e que tudo isso possa acontecer a partir de sexta-feira. (…) É a nossa expectativa e eu tenho confiança que isso vai poder ocorrer”, confirmou.

Quem vive de fato a vida da cidade, sabe se porventura acontecer a reabertura do “comércio” nessa primeira fase, se dará aos shoppings, e grandes redes que tem endereços nas ruas de Salvador. Isso porque a maioria do comércio e as atividades econômicas já estão em funcionamento a muito tempo. E não pode os grandes Centros Comerciais, geradores de empregos e serviços para a cidade, ser bode expiatório e acumularem prejuízos que passarão anos para serem reparados. Que volte a cidade ao seu normal.

 

Comentários: