Cidades da RMS intensificam a fiscalização do uso de máscara em prevenção ao coronavírus
Municípios da Região Metropolitana de Salvador intensificaram a fiscalização para o uso de máscara como prevenção ao avanço do coronavírus.
A maioria dos municípios decretaram o uso obrigatórios de máscaras em seus territórios, e estão acompanhando e conscientizando a população sobre a importância de se proteger e as pessoas mais próximas.
Em Lauro de Freitas, uma blitz realizada por equipes da Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (SETTOP), com orientações sobre a importância do uso da máscara para conter o avanço do vírus chinês. A ação, iniciada nesta semana, será feita em dias alternados, em diferentes bairros da cidade.
Em Mata de São João, a fiscalização foi por meio da Guarda Municipal, que intensificaram o trabalho de fiscalização. As ações começou neste sábado (2), e vai continuar nas próximas semanas. Hoje, foram feitas visitas no comércio da Sede e do Litoral, com o objetivo de dar orientações sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras para os funcionários e clientes e ainda ressaltar a importância da distância entre as pessoas nas filas das lojas.
Apesar do trabalho de conscientização, a população custa a acreditar no perigo que podem acarretar a saúde se contraírem a doença. Pelo os relatos de moradores que buscam a prevenção em Camaçari, as ruas continuam como se nada estivessem acontecendo. Para Josias Santos, poucas pessoas colocam máscaras ao saírem de casa.
“A vida por aqui para muitos parece a mesma, a galerinha do baba, e os passeios na praça… Poucos mudaram as suas rotinas.”
Segundo especialistas, o uso de máscaras reduz 70% as chances de ser infectados pelo coronavírus. Claro que a higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool gel a 70% são parceiros no manuseio do utensílio.