Notícias

Chuvas deixam 16 mil desabrigados e 58 cidades alagadas na Bahia

O número de desabrigados por causa das enchentes na Bahia já supera 16 mil pessoas, de acordo com os dados da Sudec (Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia), divulgados na tarde deste dominigo (26). As fortes chuvas que castigaram as regiões sul e sudeste do estado deixaram ainda 19.580 desalojados, dois desaparecidos e 18 mortos. As informações são do Portal R7.

São 72 municípios em situação de emergência reconhecida pelo governo do estado. Desse total, 58 cidades estão também em situação de crise por causa das enchentes. Foram registrados 286 feridos e a população afetada é estimada em 430.869 pessoas.

A divulgação dos números ocorreu durante reunião de monitoramento e alinhamento, realizada na base de apoio às vítimas das chuvas, montada em Ilhéus, na região sul, no fim da tarde deste domingo (26).

Participaram da reunião o governador Rui Costa, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Adson Marchesini, o superintendente da Defesa Civil do Estado, coronel Carlos Miguel de Almeida filho, e outras autoridades e representantes dos órgãos de apoio e socorro às cidades afetadas.

No começo do mês a região já havia sido castigada pelas chuvas, que voltaram às localidades desde quinta-feira (23), com maior intensidade na sexta-feira (24) e no sábado (25). A Prefeitura de Itambé, no sudeste baiano, divulgou alerta na noite deste sábado por causa do rompimento de uma barragem com alto volume de água na região. O comunicado pediu que moradores da margem do rio Verruga fossem retirados com urgência. Em Jussiape, a cerca de 230 quilômetros, outra barragem se rompeu.

As chuvas que atingem municípios da Bahia desde o início de dezembro têm causado caos no sul do estado. Às vésperas do Natal, os temporais voltaram na região e fizeram o governo Bolsonaro criar uma força-tarefa junto ao governo da Bahia, senadores, secretários estaduais e municipais para discutir ações de socorro.

OrlaNews

Informação além da notícias

Comentários: