Esporte

CBF reconhece título nacional de 1937 do Atlético-MG e Bahia perde status de 1º campeão brasileiro

A Confederação Brasileira de Futebol reconheceu nesta sexta-feira (25) o título de “campeão dos campeões” de 1937 como o primeiro título brasileiro do Atlético-MG. Com a decisão, o Bahia deixa de ostentar o título de primeiro time de futebol a ganhar a maior competição nacional, após a conquista de 1959, quando venceu o Santos de Pelé em uma melhor de três partidas na final. 

A homologação foi realizada oficialmente pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, e por outros membros da entidade em reunião, nesta sexta, no Rio de Janeiro. Nas redes sociais, o clube celebrou a conquista em postagem com a taça de campeão.

O campeonato de 1937 é tratado como “pioneiro” na conclusão da análise da CBF. A homologação do título será comunicada à Conmebol e também a Fifa. A conquista não valerá para ganho de pontos do Galo no Ranking Nacional de Clubes e nos rankings da Conmebol e da Fifa.

A situação ganhou corpo em fevereiro de 2022. Durante a disputa da Supercopa do Brasil contra o Flamengo, em Cuiabá, a reportagem recebeu de uma fonte o dossiê completo “Atlético-1937”. Em 8 de março de 2022.

O Atlético foi campeão mineiro de 1936. Na época, o comando do futebol era dividido entre federações nacionais.

A Federação Brasileira de Futebol (FBF), então, resolveu organizar o Campeonato Brasileiro de Clubes em 1937, com os campeões estaduais de Minas Gerais, do Rio de Janeiro (então capital federal), São Paulo e Espírito Santo. Na época, o Estado de São Paulo não pertencia à região sudeste, era uma outra divisão estadual que vigorava no mapa geográfico.

O Atlético venceu Portuguesa de Desportos, Fluminense (um dos times mais fortes do Brasil na época) e o Rio Branco para se sagrar campeão dos campeões de 1937. Foi tratado como campeão nacional, até porque a disputa do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais havia sido interrompido justamente naquele ano. A FBF tinha os clubes profissionais como afiliados, e a CBD seguia com os times amadores, além da seleção brasileira.

 

Comentários: