Castelo Garcia D’Ávila ganha tecnologia de Vídeo Mapping
Na última sexta-feira (24), o Castelo Garcia D’Ávila, na Praia do Forte, lançou mais uma atração para moradores e turistas que visitam a região. O local ganhou tecnologia de Vídeo Mapping ou mapeamento de vídeo, uma técnica que consiste na projeção de vídeo em objetos, construções ou superfícies irregulares.
Agora, quem visitar as ruínas do castelo poderá conferir a história do monumento em vídeo, sendo projetado nas paredes que um dia foram responsáveis por abrigar a família Garcia D’Ávila.
Além das belezas naturais que proporcionam um enquadramento único a Casa da Torre, logo na entrada, é possível conferir algumas peças e artefatos que foram escavados das ruínas do Castelo e agora estão expostos, assim como pinturas históricas que remontam memórias de mais de 400 anos.
História
Considerada a primeira grande edificação portuguesa no Brasil, a ruína da Casa da Torre de Garcia D’Ávila é um patrimônio cultural brasileiro construído em 1551 por Garcia D’Ávila que chegou à Bahia em 1549 com o primeiro governador geral, Thomé de Souza.
É a única construção das Américas com características medievais, localizada no alto da Colina de Tatuapara na Praia do Forte. Atualmente é administrado pela Fundação Garcia D’Ávila que é responsável pela preservação e manutenção da edificação.