Cartazes de Flávio Matos sujam vários pontos de Camaçari com propaganda irregular
Desde a meia-noite da última sexta-feira, 16 de agosto, quando teve início a propaganda eleitoral para as eleições municipais de 2024, vários pontos do município de Camaçari foram tomados de forma irregular com cartazes e propaganda do candidato a prefeito pelo partido União Brasil, Flávio Matos, que é apoiado pelo atual prefeito Antônio Elinaldo.
Nossa redação foi verificar de perto a denúncia e foi possível identificar propaganda irregular com publicidades de Flávio Matos em vários muros, placas de trânsito e até o viaduto da CLN, que liga a orla à sede.
Vale lembrar que a propaganda com cartazes em residências e pontos estratégicos é permitida pela legislação eleitoral, desde que tenha autorização por escrito do proprietário.
A denúncia partiu da população e das redes sociais da oposição, que devem encaminhar para o TRE, em busca de punir os autores do delito.
Entramos em contato com a coordenação de campanha do candidato Flávio Matos e, até o momento em que rodamos esta matéria, não obtivemos retorno.
A prática de disseminar propaganda eleitoral de forma irregular não só desrespeita a legislação, como também demonstra um total desprezo pelos princípios básicos da democracia e do respeito ao espaço público. Quando um candidato, ou seus apoiadores, optam por ignorar as regras, ficam claras as intenções de uma campanha que não se importa com os limites da lei. A vandalização de espaços públicos, como muros, placas de trânsito e viadutos, é uma afronta à população que, mais uma vez, vê seu município ser utilizado como palco de ilegalidades em nome da sede pelo poder.
Tal atitude levanta questionamentos sobre o compromisso desses políticos com a ética e a transparência, essenciais para uma administração pública responsável. Camaçari merece respeito, e seus cidadãos não devem aceitar menos do que uma campanha que observe rigorosamente as regras estabelecidas.