Carlo Ancelotti confirma acerto com a Seleção Brasileira
O técnico Carlo Ancelotti confirmou oficialmente nesta terça-feira (8) que será o novo treinador da Seleção Brasileira. Em entrevista coletiva no centro de treinamentos do Real Madrid, o italiano de 65 anos comentou pela primeira vez sobre o anúncio feito na véspera pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), encerrando meses de especulação em torno de seu nome.
— “Me pronuncio porque a CBF soltou o comunicado. É oficial. A partir do dia 26 serei treinador do Brasil”, afirmou Ancelotti, diante de uma sala de imprensa lotada. O treinador ressaltou que, até lá, segue totalmente focado em sua despedida no comando do clube merengue.
— “Hoje sou treinador do Real Madrid. Quero acabar essa fantástica aventura aqui da melhor maneira possível. Tenho respeito pelo clube, pelos torcedores, pelos jogadores. Estou focado no que fazer nessa última partida da aventura.”
A coletiva durou 18 minutos e foi praticamente toda dedicada ao tema da Seleção. Apesar do anúncio feito pela CBF, o Real Madrid ainda não se pronunciou oficialmente sobre a saída do comandante, que dirigirá o time nas últimas rodadas do Campeonato Espanhol. Seu último jogo pelo clube será no dia 25, contra a Real Sociedad, no Santiago Bernabéu.
Ancelotti encerrará sua segunda passagem pelo Real com uma galeria de títulos impressionante: foram 15 conquistas ao todo, incluindo três Champions League, três Mundiais de Clubes e duas edições de La Liga.
A estreia oficial de Ancelotti como técnico da Seleção Brasileira está marcada para o dia 5 de junho, contra o Equador, em Guayaquil, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. No dia 10, o Brasil encara o Paraguai, na Neo Química Arena, em São Paulo.
Segundo informações divulgadas pela imprensa nacional, o técnico receberá um salário anual de 10 milhões de euros (cerca de R$ 63,2 milhões), valor semelhante ao que ganhava no Real Madrid. Além disso, um bônus adicional de 5 milhões de euros está previsto em caso de título mundial na Copa de 2026.
Com contrato até o fim do próximo ciclo de Copa, Ancelotti terá a missão de recolocar o Brasil no topo do futebol mundial, após um ciclo conturbado e repleto de trocas de comando técnico.