Opinião

Candidatos que usaram o “Lula Livre” saem derrotados na Bahia

Segundo um levantamento do site Varela Notícias, candidatos a vereador de diversos municípios baianos que estamparam o nome do ex-presidente Lula em suas campanhas eleitorais, saíram derrotados nas eleições de 2020. Ao todos, 38 candidatos a vereador, inclusive Vera Cruz e Dias d’Ávila, na Região Metropolitana de Salvador, Ichu, no nordeste do estado, e Itaetê, que fica na região da Chapada Diamantina.

Dos 38 candidatos, apenas dois usaram o nome como forma de fazer menção ao ex-presidente: Steve Melo Lula Livre da Silva (PT), na cidade de Sapeaçu, e Lula do Sumidouro (PT), da cidade de Brotas de Macaúbas. Nenhum deles foi eleito. Os dois tiveram 18 e 142 votos, respectivamente.

Em Camaçari, a candidata que concorria ao cargo de prefeita, Ivoneide Caetano, acompanhou a devoção do marido ex-prefeito Luiz Caetano, ao político mais influente do PT (Lula).  Apesar dos discursos acalorados, a petista não atingiu maioria dos votos, e se despediu das eleições na segunda posição.

É notável que o lulismo sofreu um desgaste natural, com inúmeros escândalos de corrupção e condenações, já não é unanimidade no partido. E pelos últimos resultados, as próximas eleições poderá revelar um outro PT, sem a imagem de seu cofundador, que já não trás tanta inspiração ao atrair votos.

Comentários: