Câmara aprova simplificação de linguagem no setor público com exclusão de temos como ‘todes’, ‘todxs’, ‘amigues’ e ‘amigxs’ na comunicação oficial
O projeto de lei que determina uma linguagem mais simples no setor público foi aprovado na Câmara dos Deputados. Entre os destaques, o texto proíbe o uso de uma linguagem neutra, que não faz parte do idioma oficial do país, também foi aprovado. A votação aconteceu na última terça-feira (5) e o texto segue para análise do Senado Federal.
Entre todos os parlamentares e partidos que compõem a ‘Casa Baixa’, os deputados que fazem parte das federações PT/PCdoB/PV e Psol/Rede, votaram contra. Além deles, os deputados que estão na base do governo também foram contrários à ideia. Voto vencido, os termos ‘todes’, ‘todxs’, ‘amigues’ e ‘amigxs’, podem não mais ser utilizados na comunicação pública.
Inicialmente, esse projeto tratava apenas de uma tentativa deixar a comunicação pública, entre os órgãos e os cidadãos algo mais fácil e compreensível. Era justamente por isso, que o texto do projeto pedia que todas as entidades da administração pública seguissem o “Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa”, além de algumas regras de simplicidade. O destaque para que retira a linguagem neutra foi proposto pelo deputado Junio Amaral (PL).