Notícias

Camaçari: Vereadores reforçam campanha Setembro Amarelo na sessão desta quinta-feira (2)

Na manhã desta quinta-feira (2/9), na 7ª sessão ordinária do segundo período das atividades da Câmara de Camaçari, os vereadores reforçaram a importância do fortalecimento das ações de combate ao suicídio, que ganha maior visibilidade neste mês com o Setembro Amarelo, campanha criada pela Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina, com o objetivo de prevenir e reduzir de morte por suicídios.

Na ocasião, o vice-presidente Dilson Magalhães Jr. (PSDB), compartilhou com os colegas, a necessidade das famílias ficarem atentas com seus entes queridos, em qualquer vestígio de abatimento e gestos depressivos. “Peço a todos que cuidem do seu próximo a qualquer sinal de depressão que perceber”, disse

No Brasil, a campanha Setembro Amarelo acontece desde 2014, e o dia 10 de setembro foi escolhido como o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Segundo dados da OMS, em todo território nacional, cerca de 13 mil pessoas tiram a própria vida por ano, quase 6% da população. No mundo, são cerca de 800 mil suicídios anuais. O Brasil só perde para os EUA.

Durante a sessão, ainda houve a apresentação do Projeto de Lei do Legislativo Nº 059/2021, de autoria do vereador Dr. Samuka (Cidadania), que versa sobre a criação do “Programa Municipal de Prevenção ao Suicídio e de Promoção da Saúde Mental”. O PL foi encaminhado para a Comissão de Constituição e Justiça e para a Comissão de Saúde.

 

 

Comentários: