Camaçari: Setur apresenta balanço de ações realizadas em 2021
Com foco no fortalecimento do trade turístico de Camaçari e demais ações de cunho social, a Secretaria do Turismo (Setur) executou, com eficiência, o planejamento previsto para o ano de 2021. Entre os trabalhos realizados, destaque para os projetos Invista Camaçari, Retoma Camaçari, Trilha Economia da Praia, criação de bancos comunitários, além de ações em parcerias com as demais secretarias do governo.
A pasta celebrou o favorecimento da atividade turística com o sancionamento pelo prefeito Elinaldo Araújo da Lei nº1.672, de 21 de junho de 2021, que instituiu o Invista Camaçari, que consiste num programa de abrangência municipal para atração, manutenção e ampliação de investimentos para promover o desenvolvimento do município. Prevê medidas de benefício fiscal e econômico, tais como isenção total ou parcial de tributos como o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) e o Imposto sobre a Transmissão Inter Vivos (ITIV) de Bens Imóveis, bem como nas taxas incidentes sobre o processo de aprovação e instalação de projetos econômicos.
Com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Setur integra o Retoma Camaçari, um amplo programa de qualificação empresarial. Com ele, a pasta acreditou na força da inovação para superar dificuldades trazidas pelo contexto da pandemia. Ofereceu o Revigora Turismo, que consistiu numa consultoria para ajudar o empresariado a repensar seu negócio, ampliando o relacionamento com o mercado e o consequente aumento nas vendas. Neste, foram beneficiadas 20 empresas, durante oito meses. 230 restaurantes e 20 bares foram contemplados com o estímulo à promoção de gestão eficiente de seus equipamentos empresariais.
O Retomada Digital, outro braço do Retoma Camaçari, beneficiou 154 empresas por meio de consultoria especializada em marketing digital. Como soluções, esses empresários receberam orientação quanto à criação e gestão de sites, e de e-commerce, com serviços adequados à modalidade delivery de entrega. Receberam também orientação para incrementar o posicionamento digital de suas empresas.
O Renova Varejo contemplou 20 empresas distribuídas entre a sede a costa. Durante seis meses, receberam acompanhamento a fim de implantar melhorias que proporcionassem o aumento da sua competitividade, impactando positivamente as vendas presenciais e proporcionando o amadurecimento desses empresários no universo digital.
No projeto Trilha Economia da Praia, a Setur firmou parceria com a Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) para cadastrar todos os ambulantes que atuam nas localidades de Jauá, Arembepe, Monte Gordo, Guarajuba, Barra do Jacuípe, Barra do Pojuca e Itacimirim. O objetivo da pasta foi o de promover a capacitação e atualização desses profissionais, através de convênio com o Sebrae, por meio de temas como atendimento ao cliente, vendas, condições de preparo e de condicionamento dos produtos. Com os cursos, foram qualificados 560 ambulantes.
A Setur, em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), participou da realização de cursos nas áreas de alimentos e vestuário, nas localidades de Barra do Pojuca e Barra do Jacuípe. Foram ofertadas cinco turmas, por meio das quais 100 pessoas foram qualificadas.
Em função do contexto da pandemia, Camaçari firmou-se como destino de segundas residências. Com o aumento do fluxo de moradores na costa, o governo executou ações conjuntas e transversais ao longo de toda sua extensão territorial. Com a Sesp, foram feitas ações de ordenamento, intensificando serviços de poda, iluminação e retirada de lixo. O trabalho em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur) permitiu o combate a ocupações irregulares, e o consequente ordenamento do uso do solo.
Por meio de parceria com o Banco do Nordeste, foram criados dez bancos comunitários nas localidades de Vila de Abrantes, Jauá e Arembepe, bem como na sede. Eles oferecem linhas de microcrédito para Microempreendedores Individuais (MEI’s), com taxa de juros inferior a 1%. Os bancos comunitários têm beneficiado mais de 300 pessoas.
A pasta dialogou de modo amplo com o território, apresentando o projeto Costa de Camaçari em sessão especial na Câmara Municipal. O corpo técnico da secretaria foi o responsável pela elaboração do trabalho que destacou as potencialidades turísticas do município, evidenciando-as enquanto vetores atuais de desenvolvimento socioeconômico da região. A Aldeia Hippie, lugar central para o projeto da pasta, recebeu ações dirigidas da Sesp e da Limpeza Pública de Camaçari (Limpec).
Camaçari manteve a distinção de único município do Nordeste a contar com o Selo Bandeira Azul 2021-2022 em duas praias. A de Itacimirim mantém o selo pelo segundo ano consecutivo, e Guarajuba que conquistou a certificação pela terceira vez seguida.
A iniciativa do Selo é da Foundation for Environmental Education (FEE), instituição não governamental com escritório central na Dinamarca, representada no Brasil pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR).
A Setur também olhou de frente e partiu para pensar, com outros órgãos e secretarias, ações relativas a questões que demandam um maior cuidado por parte da pasta, como as que envolvem situações de violência, tráfico e abuso contra a mulher, crianças e adolescentes no cotidiano de comunidades locais. Durante o ano realizou reuniões com diversas secretarias municipais e órgãos do estado, como o 12º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Camaçari, por meio da Operação Ronda Maria da Penha (OPRMP), a 59ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), e a 26ª Delegacia de Polícia de Vila de Abrantes.
A pasta participou da live de lançamento da campanha “Agosto Lilás – use máscara pela vida. Não mascare a violência”, promovida pela Sedes, por meio do Centro de Referência da Assistência Social (Cras). A iniciativa reforçou o compromisso da Setur no enfrentamento da violência contra a mulher, em conjunto com outros órgãos municipais. O objetivo dessa iniciativa foi o de fortalecer as ações da rede de proteção, especialmente a que atua na orla de Camaçari.
Movimentando o trade, no início de dezembro a pasta promoveu o III Fórum de Turismo da Costa de Camaçari, no Hotel Vila Galé Marés, em Guarajuba. “Tecnologia e Inovação no Turismo” foi o tema do evento, que teve como objetivo fornecer instrumentos para o incremento de fluxos e da gestão do negócio. A parceria entre a Prefeitura de Camaçari, através da Setur, e o Banco do Nordeste permitiu a realização da iniciativa. A Setur também participou da XII Edição do Fórum de Sustentabilidade, promovido pela Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (ADEMI-BA).
De modo amplo, a pasta mantém diálogo com todas as esferas de governo. Assim, a Setur segue empenhada em buscar parcerias para garantir a execução do planejamento estratégico do Turismo organizado pela gestão para toda a Camaçari.