Política

Camaçari protagoniza nas comemorações do aniversário da cidade de Ilhéus

Por Rubem Almeida


 

Os irmãos Bacelar – Cristiane, secretária de turismo de Camaçari e o deputado federal João Carlos Bacelar, estiveram acompanhando a comitiva do Governo Federal que nesta terça feira (29) esteve na cidade de Ilhéus para participarem das comemorações pelos 487 anos de fundação da terra de Gabriela. Na oportunidade, os Bacelar recepcionaram a comitiva na cidade de Uruçuca onde trataram de assuntos de interesse de Camaçari, na pauta investimentos federais para a infraestrutura, fomento e desenvolvimento do turismo na cidade de Camaçari. A Secretária Cristiane Bacelar em mais essa oportunidade mostrou seu potencial de articulação política na busca de investimento para alavancar o turismo e colocar a cidade de Camaçari no hall dos principais destinos turístico do país. Nesse contexto Cristine vem se destacando como o principal vetor de articulação entre o Governo Federal e Municipal. A Secretária entende que é imprescindível que sejam feitos investimentos robustos no setor turístico com foco na infraestrutura, promoção, capacitação de mão de obra e geração de emprego e renda. Uma tarefa ousada que depende de forte investimento federal e municipal para que Camaçari enfim se lance no mercado do turismo propriamente dito.

Ao falar diretamente com a Presidente do Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Larissa Peixoto, Cristiane defendeu o tombamento da Aldeia Hippie de Arembepe ressaltando a sua importância histórica, cultural e turística no cenário nacional, visto que a Aldeia já foi um dos sítios mais desejados pelos turistas em todo o mundo nos anos 70, 80 e precisa recuperar a seu status.

“A potencialização do turismo em nosso município precisa passar por investimentos consistentes, para isso é necessário poder de articulação junto ao Governo Federal somado à competência para que os recursos obtidos possam ser empregados de forma eficiente”, concluiu Cristiane.

Camaçari se tornou um dos municípios da Bahia que mais tem buscado essa interação com o Ministério do Turismo, embora seja esse o setor da economia mais afetado pela pandemia. A Setur tem empenhado esforços na busca de caminhos alternativos para potencializar o trade turístico na região, ao passo que desenvolve no paralelo ações pontuais de fortalecimento e apoio aos que mais estão sofrendo com os efeitos da pandemia. A aproximação dos pequenos empreendedores e ambulantes às agências de concessão de crédito é um exemplo destas ações pontuais que a Setur tem fomentado em todo o município.

Como o turismo é uma das atividades econômicas com maior interação social a secretária não deixou de usar seu prestígio político para solicitar ao ministro da Cidadania, João Roma, mais apoio às politicas sociais do Governo Municipal, Cristiane acredita que a gestão municipal deve atuar como um só organismo, com ações coordenadas e transversais, já que o bom turismo se faz em uma cidade socialmente justa, ordenada, limpa, com excelente infraestrutura e um povo acolhedor, finalizou a secretária de turismo de Camaçari.

Comentários: