Camaçari promove encontro de formalização da Câmara de Turismo da Costa dos Coqueiros
Com o objetivo de criar e implementar ações conjuntas de políticas e fomentos ao Turismo, aconteceu nesta sexta-feira (30), no Bahia Plaza Hotel, na Praia de Busca Vida, no Distrito de Abrantes, Camaçari, a formalização da Câmara de Turismo da Costa dos Coqueiros, registro que institucionaliza a representação da entidade para oito municípios do Litoral Norte do Estado.
A Câmara foi criada a partir da política de regionalização do Ministério do Turismo e desenvolvida pela Secretaria Estadual de Turismo da Bahia. O evento contou com representantes dos municípios de Lauro de Freitas, Dias d’Ávila, Mata de São João, Entre Rios, Esplanada, Conde, Jandaíra e Camaçari, onde será sediado o registro.
Para o coordenador presidente da Câmara de Turismo, o turismólogo Franklin Eusébio, de Jandaíra, “A expectativa é de continuar com a união e canalizar projetos; respeitando as diretrizes do Ministério do Turismo e formatar um pacote objetivo para toda essa região.”
Cleide Pinheiro, integrante da instância de governança de Camaçari, o objetivo desta Câmara é trazer ações conjuntas para o desenvolvimento do turismo regional.
A anfitriã do encontro, a secretária de Turismo de Camaçari, Cristiane Bacelar, ressaltou o momento como histórico para o turismo da Bahia: “Essa unidade traz força para a região, e Camaçari está em uma posição estratégica, perto do aeroporto, próximo das rodovias, e sem dúvida alguma, com seu potencial de 42km de costa, duas bandeiras azuis, que se soma a unidade dos municípios que integram a Costa dos Coqueiros, fortalecendo o turismo do estado.
A vice-secretária de Turismo de Camaçari, Lúcia Bichara, uma das mais conceituada do segmento na Bahia, ressaltou que o fortalecimento da Câmara dos Coqueiros é exatamente significar e mostrar a importância dessa atividade, através da união desses oitos municípios, onde poderemos juntos buscar recursos e promover com um planejamento estratégico de um Litoral fantástico que atrai visitantes de toda as partes do mundo.
Sobre o evento, o vereador Gilvan Souza disse: “Nós hoje não podemos pensar num turismo só de sol e mar; pensamos num turismo de novos roteiros, de outra estrutura com segurança, com propostas de novos segmentos de acomodação, e essa Câmera vem com essa responsabilidade.” Pontuou o parlamentar.
“Mais do que isso, Camaçari pode ser a mola propulsora de apresentação de novos produtos turísticos, fazendo com que todo nosso país e países vizinhos possam visitar a nossa costa e serem bem recebidos. Com isso, a Câmara dos vereadores está a disposição do governo municipal, das boas práticas para atrair investimentos na área do turismo para nossa cidade, e gerar assim emprego e renda para nosso povo.” Pontuou o presidente da Câmara de Vereadores de Camaçari, Junior Borges, também presente e entusiasta do encontro.