Notícias

Camaçari celebra emancipação política com Desfile Cívico na manhã deste sábado

Na manhã deste sábado (28/9), aconteceu o desfile cívico em comemoração ao dia em que se comemora a emancipação política de Camaçari, que apesar das autoridades municipais celebrar no dia 28 de setembro, a data de criação da cidade é datada em 30 de março, de 1938, por meio do Decreto-Lei Estadual nº 10.724.  

O evento deste sábado, contou com apresentações de fanfarras, bandas marciais e dos grupos culturais, que levaram clima de festa para as principais vias do Centro da cidade, a Avenida 28 de Setembro (antiga Radial A).

Após os ritos iniciais relacionados à abertura oficial do evento, com o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Camaçari, seguido pela passagem dos pelotões do 10° Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Camaçari, e do Juizado da Infância e Juventude, a Fanfarra Estudantil de Parafuso (Fanesp) foi a primeira a se apresentar na avenida.

Com muita musicalidade e coreografias sincronizadas, a Banda Marcial do Centro de Educação Municipal de Camaçari (Bamcemc) se apresentou com bastante brilhantismo. Fundada em 2023, o grupo, formado por 51 integrantes, tem como regente Sérgio Rosa, que falou sobre um dos motivos de existência da banda. “Preservar vidas é uma das nossas missões. O mundo não está fácil para os adultos, muito menos para as novas gerações. Então, é cuidando das meninas e meninos de hoje, que podemos ter um amanhã melhor”, afirmou.

Participaram do evento, as bandas marciais Joana Angélica (Bamaja), Estudantil de Camaçari (Fanesc), de Vila de Abrantes (Fanesva) e Municipal de Camaçari (Bamuca); bem como as fanfarras Municipal Popular de Vila de Abrantes (Fampa) e Estudantil de Parafuso (Fanesp).

Também marcaram presença e abrilhantaram o momento festivo na avenida grupos culturais e de dança, como Som do Timbal, Movimento Percussivo Beira de Rua, Corpo e Alma, Grupo de Capoeira Inclusiva (GCI), entre outros.

O evento garantiu espaço, ainda, para entidades da sociedade civil, entre elas, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção Camaçari; além dos grupos maçônicos, Ordem Demolay Capítulo Esperança de Camaçari, Cavaleiros de Abrantes e Filhas de Jó; e o Comando Selva Airsoft Clube (CSAC).

O ponto negativo do evento, foi a pouca adesão da população no evento. Grupos ligados ao prefeito e a oposição tomaram às arquibancadas, marcando a disputa política para as eleições que acontece no dia 6 de outubro.

Após o desfile, os grupos políticos aglomeram às ruas e realizaram caminhada com apoiadores.

OrlaNews

Informação além da notícias

Comentários: