Camaçari abre temporada Brasil Rally Baja 4×4 e Bahia Rally de 2022
Camaçari foi o local de largada neste sábado (12/02), da primeira etapa do Campeonato Brasileiro Rally Baja 4×4, em conjunto com a etapa Bahia Rally 2022. O evento realizado na Fazenda Capuame, na Avenida Atlântica, abriu a temporada do ano, com circuito de aproximadamente 25 quilômetros (km) de extensão, incluindo a volta de reconhecimento.
Para esta etapa, cerca de quarenta pilotos e suas equipes, representando os estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco e Alagoas, competiram nas modalidades, UTV’s (veículo que leva um piloto e um navegador), motos, quadriciclos e carros 4×4.
Pela primeira vez o evento é realizado em solo baiano. De acordo com a organização, a modalidade é uma novidade no estado, entretanto, os pilotos baianos competem todos os anos em outros estados, e era um desejo antigo correr em “casa”.
“Estamos bastante animados com essa etapa aqui na Bahia. O nosso estado tem um potencial enorme de rally, bons pilotos, bons navegadores e temos que fortalecer ainda mais”, pontuou Márcio Medrado, piloto de Feira de Santana.
“Recebemos a proposta para sediar a primeira etapa do campeonato Brasileiro e Baiano de Rally. Então, não medimos esforços! É um evento bacana, onde fomenta e movimenta a economia, e atrai os olhares da mídia espontânea para a nossa cidade. Onde se faz o estímulo do turismo esportivo e aquilo que gera desenvolvimento para Camaçari, para costa de Camaçari, a Setur dará todo apoio”, garantiu a secretária do Turismo, Cristiane Bacelar.
Este ano, o campeonato conta com quatro etapas, sendo a abertura e final em Camaçari, programada para ocorrer no mês de outubro. As outras serão em Feira de Santana e Conde.
Para o piloto alagoano de UTV’s, Wagner Jovenal, a pista nova requer muito mais atenção e técnica. “A expectativa para esse ano é muito boa. Estamos iniciando a temporada aqui em Camaçari, numa pista nova, onde não estamos acostumados com o traçado. Mas, estando ao lado de grandes amigos da Bahia, fica tudo mais fácil”, destacou.
A iniciativa do evento é fruto de parceria entre a Federação Baiana de Automobilismo (FBA), da Secretaria do Turismo (Setur) de Camaçari, e apoio da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv).