BRT de Salvador deve iniciar operação em setembro com 24 ônibus; oito veículos serão elétricos
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, e o secretário municipal de Mobilidade, Fabrizzio Muller, confirmaram na última sexta-feira (3), o início da circulação do BRT de Salvador, que passa a operar no mês de setembro deste ano. Segundo os gestores, o sistema vai contar com 24 novos ônibus, sendo oito deles elétricos.
A primeira etapa, será iniciada uma operação assistida com linhas circulares entre a região do Shopping da Bahia e a Pituba.
Para o prefeito Bruno Reis, o BRT será integrado aos outros modais na capital baiana: ônibus, metrô e sistema complementar, e os usuários vão pagar a mesma tarifa. “Então nós temos a partir de setembro quatro modais funcionando na cidade e o passageiro pegará qualquer desses modais pagando um único valor pela tarifa”, afirmou.
Fabrizzio Muller explicou que os investimentos e a operação do sistema serão feitos pelas concessionárias que operam o transporte coletivo da capital baiana. Ele diz que, dentro do planejamento estratégico do BRT, está previsto que em torno de 30% dos veículos que vão operar no sistema sejam elétricos.
“Iniciaremos em setembro uma operação assistida e nós teremos 24 ônibus rodando de forma circular e que farão a integração com outros ônibus que vêm dos bairros. A gente vai ter certamente um salto na qualidade do transporte público que vai ser oferecido à população de Salvador”, disse Muller.
A obra do BRT é recheada de polêmica, sob protestos e embate com ambientalistas, que alegaram a destruição de 579 árvores, e o tamponamento dos rios Lucaia e Camarajipe, que correm no trecho da obra.
A terceira etapa das obras, neste trecho da Pituba, já está em fase final de execução e deve ser entregue em agosto. Com isso, o sistema já estará preparado para entrar em operação em setembro.