Notícias

Brasil vai enfrentar quarta onda de calor e temperaturas extremas

O Brasil se prepara para enfrentar uma nova onda de calor a partir deste sábado (22), estendendo-se até a próxima quinta-feira (27). De acordo com a agência Clima tempo, este será o quarto fenômeno do tipo no país desde o início do ano, com os estados do Sul sendo os mais afetados. A previsão indica elevação significativa das temperaturas no Rio Grande do Sul, no oeste e sul de Santa Catarina e no Paraná.

Além dessas regiões, o oeste e sul de São Paulo e o sudoeste de Mato Grosso do Sul também devem registrar temperaturas elevadas, conforme apontado pela agência.

Temperaturas podem atingir os 40°C

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) destaca que o centro-oeste do Rio Grande do Sul pode atingir marcas próximas a 40°C. No entanto, enquanto a agência Climatempo classifica este evento como a quarta onda de calor do ano, o Inmet considera a terceira. Segundo o instituto, as duas primeiras ocorreram entre 17 e 23 de janeiro e entre 2 e 12 de fevereiro, ambas também concentradas no Rio Grande do Sul.

De acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM), uma onda de calor é caracterizada quando as temperaturas máximas diárias ultrapassam em 5°C ou mais a média mensal durante, no mínimo, cinco dias consecutivos, abrangendo uma área extensa.

Salvador registra recordes de temperatura

Na capital baiana, a quinta-feira (20) marcou o novo recorde de calor do ano, segundo a Defesa Civil de Salvador (Codesal). A estação meteorológica de Itapuã registrou 35,9°C às 14h. O segundo maior índice havia sido registrado no dia anterior, com 35,8°C na Base Naval de Aratu.

Previsão para o final de semana

Para este sábado (22), a Codesal prevê céu claro a parcialmente nublado, com chuvas fracas em Salvador. As temperaturas devem variar entre 24°C e 34°C. No domingo (23), a nebulosidade aumenta, com previsão de chuvas fracas a moderadas durante o dia e temperaturas entre 24°C e 33°C.

Enquanto o Sul do Brasil se prepara para temperaturas extremas, o Nordeste pode enfrentar chuvas, trazendo um cenário climático contrastante no país.

OrlaNews

Informação além da notícias

Comentários: