Bolsonaro demite Vélez Rodriguez e anuncia novo ministro da Educação
O colombiano Ricardo Vélez Rodriguez foi exonerado nesta segunda-feira, 8, do cargo de ministro da Educação. A decisão foi anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) pela sua conta oficial no Twitter. O presidente também anunciou seu substituto: o economista Abraham Weintraub.
Na sexta-feira (05), Bolsonaro disse em café da manhã com jornalistas que avaliação do trabalho de Vélez era ruim. “Tá bastante claro que não está dando certo o ministro Vélez”, afirmou.
Vélez havia dito, durante o 18º Fórum Empresarial Lide na sexta, não tinha conversado com o presidente sobre o assunto, após o presidente ter sinalizado possível demissão do auxiliar.
O ex-ministro que se posicionava contra às ideologias marxistas nas escolas, assim como Bolsonaro, anunciou que iria criar uma comissão para analisar as questões do Enem. Esse grupo foi instaurado em março pelo Inep com o objetivo de “verificar a sua pertinência [do Enem] com a realidade social, de modo a assegurar um perfil consensual do Exame”.
O colombiano será exonerado após publicação da exoneração que deve acontecer no Diário Oficial até esta terça-feira (9).